Setembro Dourado – A conscientização sobre o tratamento de câncer em crianças e adolescentes

Campanha contra câncer infantojuvenil para ampliar o conhecimento sobre a doença
Ninguém espera receber a notícia de que está com câncer. E quando a notícia é um filho? Essa doença devastadora traz sequelas, não só para o paciente, mas para toda a família.
O mês de setembro está chegando, e com ele, a necessidade de alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade em geral sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento contra o câncer infantojuvenil.

Diagnóstico precoce é a solução para a prevenir

Primeiro, vale ressaltar que esta doença não escolhe idade, nem estilo de vida. Porém, uma alimentação balanceada , uma rotina de atividades físicas e consultas médicas regularmente podem prevenir o surgimento destas e de outras doenças.

Sintomas como caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção. Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna, alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos, inchaço abdominal, são sinais que precisam ser observados com atenção.

Mantenha as consultas regulares ao pediatra
Os sintomas assemelham-se ao de outras doenças comuns nesse grupo, e por isso, são facilmente confundidas. É fundamental o acompanhamento com o pediatra para um diagnóstico preciso e precoce, com uma melhor chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida aos pacientes e seus familiares.

É hereditário?
Não há comprovação científica sobre uma herança genética, mas sim, que é uma doença que hoje caracteriza a segunda maior causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de todo o Brasil.

No dia 01 de Setembro às 20h o instituto Ronald McDonald estará realizando a primeira live do mês sobre o tema. Acompanhe nas redes sociais @casaronaldrj

A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro
A instituição, sem fins lucrativos, localizada no Rio de Janeiro, conta com doações e tem como missão “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias.” Inaugurada em 1994 e reconhecida, em 2020, como uma das mas 100 melhores ONGs do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, é dirigida por Sonia Neves e o Gerente de Desenvolvimento Institucional, Carlos Neves.

Doe esperança! Faça parte da Campanha Setembro Dourado: <https://casaronaldrio.doarfacil.com.br/campanhas/pagina-doacao