Super Estrelando por Juan Miguel.

Dra. Fernanda F.Bordi,CRM/SP – 58270, especialista em cirurgia plástica, concede entrevista com exclusividade ao Super Estrelando detalhes de sua carreira médica e dá dicas importantes aos leitores do uso estético da lipoaspiração.

Dra. Fernanda F.Bordi
Dra. Fernanda F.Bordi

Juan Miguel – Dra. Fernanda Bordi, conte-nos quais são as orientações ideais para os pacientes quanto as limitações de uma cirurgia estética?

Dra. Fernanda Bordi= A cirurgia plástica com fins meramente estéticos tem todas as limitações de qualquer outra cirurgia, ou seja, pode ou não atingir o objetivo almejado, porque a resposta do organismo do paciente depende não só da capacidade do médico, da escolha da técnica cirúrgica e dos materiais escolhidos, mas depende também, e muito, das características individuais e genéticas do paciente.

A principal orientação para quem quer se submeter a cirurgia plástica é consultar um médico devidamente qualificado, contar a ele quais são os seus objetivos verdadeiros e questiona-lo sobre todos os aspectos do tratamento, perguntando tudo o que pode acontecer de bom e de ruim durante a cirurgia e depois dela.

 

Juan Miguel – É possível prometer ao paciente um conteúdo estético de uma celebridade? Por exemplo os lábios da Angelina Jolie ou o nariz da Catarina Zeta Jones?

Dra. Fernanda Bordi= O cirurgião não deve e não pode prometer resultados, porque estes dependem de muitos fatores, inclusive alguns que fogem do seu controle.

Além disso, é importante buscar, na cirurgia plástica, harmonia entre o órgão operado e o tipo físico do paciente.

 

Juan Miguel – Poderia nos dar dicas quanto ao uso estético adequado da lipoaspiração?

Dra. Fernanda Bordi= Muitos pacientes buscam na lipoaspiração o emagrecimento ou um estímulo para este, o que é um engano.

A lipoaspiração é uma cirurgia que como qualquer outra precisa ser muito bem indicada por médico capacitado, depois de detalhada avaliação do paciente e tem como principal objetivo estético a melhora do contorno corporal.

Juan Miguel – A cirurgia estética brasileira nos tempos de hoje pode ser considerada ainda como um “artigo de luxo” ou “uma necessidade real e ideal”?

Dra. Fernanda Bordi= A Cirurgia Plástica é tratamento médico que tem a finalidade de trazer benefício à saúde do paciente, seja física, psicológica ou social.

Juan Miguel – Diante de uma profissão que exige muita atenção e tensão pela busca da beleza exigida pelos pacientes como a senhora analisa cada cirurgia bem sucedida?

Dra. Fernanda Bordi= Cirurgia bem sucedida é aquela que começou com correta indicação terapêutica, com o paciente bem orientado, que transcorreu sem complicações durante ou depois da intervenção cirúrgica e que proporcionou ao paciente, dentro dos limites científicos e biológicos, o resultado por ele esperado. Ela é sempre motivo de felicidade para o médico.

Juan Miguel – Numa consulta médica é muito complexo convencer um(a) paciente a encarar as limitações de sua estética natural em uma intervenção cirúrgica?

Dra. Fernanda Bordi= O médico deve sempre procurar entender o que de fato levou o paciente a seu consultório, explicar com clareza todas as limitações da cirurgia pretendida e as alternativas de tratamento para o que incomoda o paciente. Normalmente, o candidato a cirurgia absorve suficientemente bem os esclarecimentos e até há casos em que, depois de entender o que realmente é uma cirurgia plástica, desiste de se submeter à ela.

Juan Miguel – Qual a sua mensagem aos jovens que tanto desejam uma cirurgia plástica?

Dra. Fernanda Bordi= Que conversem muito com o cirurgião plástico a fim de esclarecer a real necessidade do tratamento e também se é o momento certo para a realização do procedimento.

Juan Miguel – Dra. Fernanda Bordi compartilhe conosco os desafios da sua experiência em cirurgia plástica e como podes orientar os aspirantes a esta cirurgia a terem êxito?

Dra. Fernanda Bordi= Os desafios são diários na prática da cirurgia plástica porque, de um lado, temos o paciente que chega ao consultório com grandes expectativas e, de outro lado, as limitações dos procedimentos, a dependência de uma boa reação orgânica à agressão cirúrgica e a ocorrência de fatores inesperados e imprevisíveis que podem interferir sensivelmente no resultado do tratamento.

Aquele que quer se submeter a uma cirurgia plástica deve eleger um médico que seja capacitado e com o qual se sinta confortável para travar um relacionamento que deve se basear na confiança e no respeito recíprocos. O paciente deverá colaborar com o médico antes, durante e depois da cirurgia. Deverá revelar na primeira consulta sua real condição de saúde, seus hábitos alimentares, o uso de medicamentos, vícios químicos e doenças pré-existentes. Também deverá seguir corretamente as orientações pré e pós operatórias e ter ciência de que todo procedimento, por mais simples que seja e por melhor que seja o cirurgião, sempre oferecerá riscos, que podem ser minimizados e alguns bem controlados, mas que não podem ser totalmente eliminados. O candidato à cirurgia plástica ainda deve se programar para um período de repouso no pós-operatório, que varia de uma cirurgia para outra e é fundamental para obtenção de um bom resultado.

 

Quer acompanhar mais detalhes de Dra. Fernanda F. Bordi – CRM/SP – 58270 ou ter mais informações sobre cirurgia plástica? (www.cremesp.org.br / www.cirurgiaplastica.org.br)

Brilhante! Esta foi a entrevista com a Dra. Fernanda Bordi, grande profissional sempre uma honra ter convidados desta grandeza aqui no Super Estrelando, desejo sucesso em sua carreira médica, e agradecemos a gentil entrevista concedida com exclusividade ao Super Estrelando.

Nossos agradecimentos especiais à GREAT ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO, pelo apoio concedido nesta entrevista. Para entrar em contato com GREAT ASSESSORIA só ligar para (011) 50512400.

Obrigado a todos e sempre muita paz e amor… E você já sabe te encontro aqui, no Super Estrelando.

 Super Estrelando

Expediente:

Colunista: Juan Miguel.

Edição Geral: Shando Uriel.

Edição Gráfica: Filipe Dias.

Contato com: Great Assessoria.

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.