Rosangela Sampaio aborda o tema Moda Inclusiva no Mulheres em Flow

A psicóloga Rosangela Sampaio recebeu a jornalista e idealizadora do Moda em Rodas, Heloísa Rocha, em seu programa

No programa Mulheres em Flow da última terça-feira, 28 de abril, a apresentadora e psicóloga Rosangela Sampaio recebeu como convidada Heloísa Rocha, sergipana que nasceu com uma doença genética chamada osteogênese, mas que não se deixou abater pela aparente fragilidade física.

Então, além de trilhar sua carreira no jornalismo, é idealizadora do projeto Moda em Rodas e cofundadora do coletivo “Quem são elas?”.

As duas conversaram sobre moda inclusiva, resgate da autoestima feminina e um novo olhar da pessoa com deficiência na mídia, alguns dos pilares do Moda em Rodas.

Durante o bate-papo, elas ressaltaram que a moda é um dos alicerces da economia, pois gira bilhões todos os anos e faz parte do cotidiano da sociedade. No entanto, a sua relevância vai muito além disso, comprovada pela ciência de que a maneira de se vestir influencia as nossas vidas em aspectos tão importantes quanto a autoestima e a confiança.

“A relação entre emoções positivas, vitalidade e energia tem sido observada por séculos desde quando o corpo começou a ser estudado como instrumento para a realização da missão humana na Terra. A maneira pela qual vivenciamos o nosso corpo e nossa consciência de sua função instrumental ajudam a desenvolver a nossa mente. Da mesma forma, estados de bem-estar físico e psicológico são resultados práticos de tais experiências”, pontua Rosangela.

Ela lembra que a forma como nos vestimos possui uma relação direta com as nossas emoções e sentimentos, que influenciam nosso comportamento e, por meio dele, nos expressamos e agimos no mundo.

“A maneira pela qual vivenciamos o nosso corpo e nossa consciência de sua função instrumental ajudam a desenvolver a nossa mente”

Moda inclusiva vai além do que muitos pensam

Segundo Heloísa, quando falamos de Moda Inclusiva o conceito vai além de roupas adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência: o seu objetivo é simplificar o ato de vestir, levando em conta as necessidades físicas e psicológicas de cada indivíduo.

Por isso, Rosangela ressalta que não ter um estereótipo considerado “perfeito” necessariamente não seja sinônimo de que a pessoa não mereça vivenciar sua individualidade e singularidade, vestir o que gosta, florescer em sua essência e ser feliz.

“Se você não acreditar em si mesma, não conseguirá driblar os estereótipos que bloqueiam a sua caminhada. Só você sabe o que é melhor para sua vida. Você é a pessoa mais importante do mundo, por isso precisa se conhecer para derrubar o seu sistema de crenças, que anda determinando o percurso da sua caminhada”, cita a apresentadora, que também é escritora e usa um dos trechos do seu capítulo da obra “Sem Medo do Batom Vermelho” para ressaltar o tema.

Rosangela Sampaio ensina a desenvolver seu amor próprio

Para que você tenha tanta autoestima e autoconfiança quanto Heloísa e outras pessoas que simbolizam esses conceitos, Rosangela deixa 4 passos para você aplicar no seu dia a dia e desenvolver esse conceito.

  1. Abra o seu coração e os seus olhos, cada uma de nós tem a sua jornada particular, as ações de opiniões dos outros não é a sua e vice-versa;
  2. Se arrume para você com base no que você gosta e faz o seu coração cantar, deixe a sua essência florescer. Você é única e não precisa seguir tendências que adoecem e fazem de você uma formiguinha operária seguindo o fluxo do formigueiro;
  3. Não se compare com outra mulher, apodere-se da sua vida e faça a diferença sendo você mesma, inspirando outras mulheres a apoderarem-se das suas vidas também;
  4. Sua autoestima é a base da sua personalidade e, determina em grande medida, como se sente em relação ao que acontece consigo. Tudo o que você faz na vida serve para aumentar sua autoestima, ou evitar que ela seja produzida;
  5. Como você se sente sobre si mesma, o quanto você gosta de si e se valoriza determinam sua felicidade mais do que qualquer outro fator.

Confira o programa Mulheres em Flow a HeloÍsa Rocha CLICANDO AQUI.

Serviço:

Programa Mulheres em Flow

Todas as terças-feiras, ao meio-dia, ao vivo pela Rádio Exclusiva FM, com vídeos disponíveis posteriormente no canal oficial do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *