Neguinho da Beija-Flor e Alcione na Semana do Folclore

Por Ruan Barros e Liliane Barreto
Com o objetivo de resgatar tradição folclórica na cidade, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) preparou uma vasta programação para a II Semana do Folclore. Arraial do Cepop, desfile de bois pintadinhos e shows vão compor a grade de atrações que vai levar grande público ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto nos dias 23, 24, 25 de agosto. Entre as atrações musicais, estão o cantor Neguinho da Beija Flor e a cantora Alcione, a Marrom.
 Neguinho e Alcione
A programação começa nesta sexta-feira (23) às 19h com o Arraial do Cepop, onde se apresentam oito quadrilhas juninas nas categorias de roça e salão. No sábado (24), a partir das 16h, acontece o tradicional desfile dos bois pintadinhos. À noite, a partir das 22h,  show do cantor Neguinho da Beija Flor, que vai se apresentar no maior palco fixo público da América Latina e promete levar o melhor do samba carioca ao público. No domingo (25), as apresentações dos bois pintadinhos começam às 15h e, para encerrar as comemorações, a cantora Alcione, a Marrom, abrilhanta a festa.
A exposição “A Reinvenção do Ritual: Boi Pintadinho é Boi de Samba” também faz parte da programação da Semana do Folclore. O Museu Histórico de Campos localizado na Praça São Salvador recebe a parte histórica com base nos estudos de Orávio de Campos e Hélvio Cordeiro e, no Cepop, a parte mais lúdica, mostrando a cultura dos bois pintadinhos na atualidade. A curadoria é do carnavalesco Milton Cunha. Os visitantes que forem ao Museu às 10h e 16h poderão assistir a apresentação do “Alto do Boi”, além de adquirir os produtos confeccionados pelas artesãs da feira de artesanato “Trilho das Artes. A exposição tem como curador, o carnavalesco Milton Cunha.
O artista criador da exposição Sérgio Viana vai ministrar oficinas de confecção de cabeça e corpo de boi e de mulinha, modelagem em papel marchê, acabamento final e produção de máscaras em papel marchê. As aulas vão acontecer no auditório do Museu.  As oficinas acontecerão, diariamente, e as inscrições podem ser feitas na recepção do Museu. As escolas interessadas em visitação guiada podem agendar através do telefone 2728-5058.

 Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a Semana do Folclore visa fortalecer as manifestações folclóricas da região desde suas origens até os dias de hoje. “Estamos preparando uma grande festa para mostrar a cultura dos bois pintadinhos, uma tradição que vem atravessando gerações. A programação conta com a exposição que tem o objetivo de resgatar esta manifestação tão importante para o município e outras expressões artísticas”.
Diversas secretarias estão envolvidas no evento, entre elas,  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, IMTT, Subsecretaria de Postura Municipal, Secretarias de Saúde, Comunicação, Educação, Cultura e Esporte entre outras.

– Vamos manter estrutura parecida com a do Campos Folia para facilitar o acesso de todos e garantir a segurança da população -, informou o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luis dos Santos, acrescentando que já estão sendo tomadas todas as providências junto à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o presidente da Associação dos Bois Pintadinhos de Campos, Marciano da Hora, 19 bois estarão participando do desfile e informa que nesta terça-feira (20), às 19h, no Palácio da Cultura acontecerá o sorteio que definirá a ordem dos desfiles.
http://www.campos.rj.gov.br
, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.