Karina Belarmino ensina a desapegar e seguir na moda

Designer de moda, a também youtuber mostra que é possível limpar o guarda-roupa sem deixar as tendências

Fazer faxina no armário nem sempre fácil. O apego às peças e o medo de precisar de alguma delas são alguns dos fatores que fazem com que essa seja uma das tarefas mais complicadas na hora de desapegar. A designer de moda e youtuber Karina Belarmino é quem dá algumas dicas para quem está com essa árdua missão.

Por trabalhar e ser apaixonada por moda, Karina era a (não tão) feliz proprietária de um armário cheio de roupas e alguns sacos a vácuo embaixo da cama. Mas, depois de um tempo, a youtuber começou a perceber que nem toda aquela variedade era o suficiente. “A impressão é que eu não tinha roupa, minhas peças não combinavam. Tinha de tudo, mas não tinha nada”.

Em 2017, durante o processo de terapia e do tratamento contra a depressão, Karina entendeu que o exagero do armário era um peso enorme para ela e assim começou o processo de desapego. “Não falo só do número de peças, é muito mais profundo que isso, é entender que usamos só o que é necessário e que muitas coisas guardamos por apego”, conta.

Depois de fazer essa “limpa” no guarda-roupas, Karina hoje tem aproximadamente 10% do que tinha. “Por incrível que pareça, hoje parece que tenho muito mais que antes. Ficou só o que eu uso, minhas cores preferidas. As peças combinam entre si e tenho muito mais possibilidades.

Para dar sequência ao seu plano de desapegar, Karina seguiu alguns passos e conta:

– Tire um dia só para isso: Se fizer por partes, a chance de desistir é grande. Quando você vê toda sua roupa para fora, acaba percebendo a quantidade de coisa que tem. “No meu caso, eu precisava desse choque para entender que era um absurdo ter tudo aquilo”.

–  Faça uma triagem: Enquanto tira as roupas do armário já é possível avaliar o que você nunca usa, o que não vai mais usar. “Eu tive que exercitar minha honestidade, mas economizei tempo”.

– Descubra suas cores: Se você não usa cores vivas ou estampas não há porque ter roupas assim no armário. “Eu tinha peças que jamais usei ou usaria, sempre fui dos tons escuros e neutros, então isso facilitou”.

– Vista tudo: Esse é, talvez, o passo mais trabalhoso. Karina conta que experimentou todas as peças e só assim conseguiu saber se serviam e caíam bem. “Ver a peça no corpo pode ajudar a tirar aquele significado forte dela. Como se fosse um último adeus”.

– Não olhe de novo: Se a peça foi para a pilha do desapego, é de lá para a sacola. Não caia na tentação de olhar novamente. “Se você já decidiu desapegar, não se sabote! Aquilo precisa mesmo ir embora”.

Depois de seguir os passos que ela mesmo estipulou, Karina conta satisfeita o resultado de sua empreitada. “Não tem mais caixas de roupa, só um único saco a vácuo com casacos de inverno. O armário que antes era só meu, agora divido com meu marido e ainda sobra espaço”.

A youtuber também explica que os destinos dos desapegos podem ser vários. “Eu doei bastante coisa, mas também criei uma loja no Enjoei, afinal tinha coisas nunca usadas e que alguém pode adquirir por um preço bem legal”, conta. Karina também diz que há a possibilidade de fazer trocas em redes sociais.

Sobre Karina Belarmino

Karina Belarmino surgiu no Youtube, em 2015, para falar de criação de vestuário, bem no estilo DIY e tirou do imaginário comum de que agulha e linha são coisas da vovó e mostrou que todo mundo é capaz, sim, de fazer as próprias roupas. Em pouco tempo, virou a rainha dos tutoriais de peças descoladas e modernas e ensinou como economizar um bom dinheiro na hora de se vestir e a possibilidade de criar o próprio negócio.

Mas, em 2017, aos 28 anos, Karina se deu conta que sofria de depressão e com o tratamento passou a dar novos significados para as coisas da vida. Costurar ainda faz parte do cotidiano, já que ela é Designer de Moda, mas seu propósito agora é outro: levar uma vida mais simples e completa, mostrando que o slow fashion é possível e roupa não é descartável, trazendo alternativas para o consumo de moda consciente.

Após seis meses fora do Youtube, Karina percebeu que precisava voltar. Os seguidores pediam vídeos novos e se preocupavam com sua saúde. “Quando eu abri o jogo a primeira vez para falar do assunto, o retorno foi extremamente positivo! Muita gente me deu apoio e mandou boas vibrações. E mesmo depois de um tempo, o número de inscritos continuou a crescer, estavam esperando por mim”, conta.

Karina volta repaginada para o canal, colocando na pauta assuntos como moda consciente, responsabilidade social e saúde mental, além de coisas do dia a dia. “Resumindo, quero falar sobre lifestyle, mas de uma maneira gente como a gente, perto das pessoas, falar das coisas que eu acredito”, explica.

Youtube: www.youtube.com/canalkarinabelarmino

Site: www.karinabelarmino.com.br

Instagram: @karinabelarmino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.