Fundação de Esportes homenageia o campeão Léo Santos nesta sexta

Por Wesley Machado

O campeão do The Ultimate Fighter (TUF) Brasil 2 – Em Busca de Campeões, o carioca radicado há sete anos em Campos, Léo Santos, o “Lamparão bom de briga”, e o mestre dele, Wendell Alexandre, desfilam nesta sexta-feira (14), em carro aberto pela cidade. A saída será às 18h, da Fundação Municipal de Esportes (FME), de onde os dois partirão. O percurso passará pelas avenidas Pelinca e 28 de Março, em direção ao Centro de Treinamento da Equipe Nova União, onde Léo Santos treinava, na Rua Machado de Assis, no Parque Rosário (Morrinho), em frente ao campo do São Cristóvão. Na Nova União, Léo Santos e Mestre Dell serão homenageados pela prefeita Rosinha Garotinho com placas comemorativas.
leo santos homenagem
A ligação de Léo Santos com Campos se deu pelo fato dele vir treinar na cidade com o primo dele, Wendell Alexander, o Mestre Dell, que há 15 anos veio para Campos dar aula na Academia Nova União, fundada por ele, em parceria com André Pederneiras, que foi o técnico que ficou no córner de Léo Santos, na final do TUF Brasil 2. Em Campos, Léo Santos conheceu a esposa Fabiana Lubanco, com teve o filho campista Pedro, atualmente com 4 anos.

Aos 17 anos, Léo Santos perdeu o pai, Pedro Manoel, o que o fez pensar em desistir do esporte. Ele continuou por incentivo do irmão, Wagner Fabiano. Em 2010, Léo Santos foi contemplado com o Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME), o que permitiu que ele se dedicasse aos treinos. Inscreveu-se no TUF Brasil 2, onde concorreu com mais de 1.200 candidatos, passou por várias etapas e foi selecionado entre os 16 finalistas.

Para participar do TUF Brasil 2, o lutador teve uma ajuda de custo da Prefeitura de Campos, através da FME, para os treinamentos nos meses de abril, maio e junho de 2013, que precederam a final. Com a conquista do título do TUF Brasil 2, o lutador foi contratado pelo Ultimate Fighting Championship (UFC), a maior organização de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo.

Histórico esportivo – Léo Santos começou a treinar Jiu-Jitsu aos 5 anos. Aos 9 anos, conquistou o campeonato brasileiro. Aos 15 anos foi campeão mundial. Atualmente, tem sete títulos mundiais. Aos 18 anos pegou a faixa preta. Estreou no MMA em 2001. Com 12 vitórias e três derrotas no cartel, o lutador foi considerado pela mídia especializada japonesa o melhor peso leve do mundo.

, , , , ,

1 thought on “Fundação de Esportes homenageia o campeão Léo Santos nesta sexta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.