Artistas deixam recado para o Dia Internacional da Mãe Terra

Xuxa, Max Fercondini e outros falam da importância de proteger o planeta

Xuxa diz que todos devemos cuidar da Mãe Natureza e aprender mais com crianças (Foto: Blad Meneghel)Xuxa diz que todos devem cuidar da Mãe Natureza e aprender com crianças (Foto: Divulgação/Blad Meneghel)

Povos indígenas sul-americanos chamam o planeta de Mãe Terra, defendendo que toda forma de vida que existe é filha da mesma mãe e que há uma relação de dependência mútua entre tudo o que há na natureza. “Independente da raça, cor ou religião, todos nós precisamos da natureza para sobreviver. E é por isso que cada um de nós precisa fazer a sua parte”, defende a apresentadora Xuxa, sempre engajada em causas ecológicas. A Mãe Terra dos índios, a Pachamama, a mãe do universo, a deusa da fertilidade, é a grande geradora de todos os povos. Imbuída neste mesmo espírito, em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o dia 22 de abril, perto do início da primavera no Hemisfério Norte, como o Dia Internacional da Mãe Terra. No ano passado, durante a Rio+20, o dia foi comemorado com uma grande confraternização entre representantes de todo o mundo. Na ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que: “A celebração anual da data honra nosso único planeta e o lugar dos seres humanos nele. É também uma chamada de atenção contra o descaso humano com os ecossistemas e recursos naturais que dão apoio à vida”.

Há 20 anos a ONU já havia contado com a assinatura de 192 países na declaração da Eco 92 em um documento sobre a necessidade de cooperar “em espírito de parceria global, para a conservação, proteção e restauração da saúde e da integridade do ecossistema terrestre”. Na época, a Cúpula da Terra introduzia o conceito de desenvolvimento sustentável. Entre as frentes da ONU pela preservação e proteção do meio ambiente estão a promoção de uma economia verde para alcançar o desenvolvimento sustentável que tire as pessoas da pobreza e a coordenação internacional para o desenvolvimento sustentável de todos os países do planeta.

Os principais problemas ecológicos que enfrentamos são a crise pela água potável e gestão dos recursos hídricos, o risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, o descaso com as comunidades indígenas, a degradação dos oceanos e áreas costeiras do mundo, a crise da energia petróleo, a poluição atmosférica, o efeito estufa, o buraco na camada de ozônio e a necessidade de um trabalho pela biossegurança com novos desenvolvimentos científicos.

Para comemorar este dia, o apresentador do Globo Ecologia e intérprete do piloto Ciro de Flor do Caribe Max Fercondini e a apresentadora Xuxa Meneghel enviam suas mensagens através do Portal Globo Cidadania.

Xuxa fala sobre a responsabilidade de cada um (Foto: Blad Meneghel)Xuxa: rede para incentivar crianças a pensarem em
sustentabilidade (Foto: Divulgação/Blad Meneghel)

Xuxa: “Um fato que ocorreu dentro da minha casa, com a minha filha, me chamou a atenção de que ao escovar os dentes temos que fechar a torneira. Isso pode parecer um detalhe, mas se todos nós pensarmos assim, faremos uma grande economia de água. Imagina se tivéssemos essa consciência em tudo o que fazemos? Ainda falta muito, mas nossas crianças estão recebendo mais informações sobre sustentabilidade. Acredito que colocarão em prática tudo o que elas estão ouvindo, vendo e aprendendo. Há pouco tempo lançamos no site da Fundação Xuxa Meneghel uma ferramenta para que crianças de diversas regiões possam trocar experiências e informações sobre sustentabilidade. É a Rede+Criança, um projeto que começou na Rio+20 e que está ganhando força. Nós adultos deveríamos aprender mais com as crianças!”


O apresentador do Globo Ecologia Max Fercondini (Foto: Divulgação)O apresentador do Globo Ecologia Max Fercondini
(Foto: Divulgação)

Max Fercondini: “Na natureza, não existe fronteiras e nacionalidades como existe no mapa político. Pela visão da natureza o planeta é um só. Se a gente acredita em um futuro mais justo, a gente tem que garantir que o meio ambiente será conservado para esse futuro, para que possamos ainda nos alimentar, viver, criar. Nesse sentido, é fundamental seguir um modelo que se sustente ao longo do tempo. Para aquelas ações que causam impacto na natureza que não dependem diretamente da gente, aquilo que “o outro faz”, seja a indústria tal ou tal, temos que ter o mínimo de interesse para entender o que está acontecendo, ter consciência e a partir daí tomar um posicionamento crítico para fazer escolhas. Para aquelas ações que dependem da gente, é também importante reconhecer que ter uma posição responsável ecologicamente é, às vezes, uma escolha grandiosa sim, que pede por mudanças de hábito”.

Os atores Marcos Palmeira e Thaíssa Carvalho enviaram vídeos lembrando a importância de cuidar do nosso planeta! Werner Schünemann e Bete Mendes também mandaram seu recado!

Marcos Palmeira gravou seu próprio vídeo, para mandar um recado por celular. Ao dizer como a Mãe Terra é quem nos provê com tudo, ele lembra que: “é importante que a gente tenha essa consciência que cuidar da Mãe Terra é cuidar da gente, é preservar a condição para a nossa própria existência”. O ator é engajado em causas ambientais e, atualmente, defende a produção orgânica de alimentos, mais saudável para o homem e que respeita o ciclo de vida da terra.


Thaíssa Carvalho, a militar Isabel da novela Flor do Caribe, também gravou seu  vídeo e fez um apelo para que a gente cuide do que é nosso. “A gente vê a natureza pegando o espaço dela de volta. Daqui a pouco a água está acabando e o que somos nós sem água?”, questiona. É o momento de todos nos abraçarmos pelo futuro do planeta. Vale lembrar que a questão da água foi eleita como tema esse ano pelas Nações Unidas!


Werner Schünemann, que atuou ao Lado a Lado ao lado de Patrícia Pillar como o senador Assunção, fala que se quisermos que nossos filhos e netos tenham também o direito de ver esse mundo e viver com qualidade nele, devemos começar a cuidar do planeta o quanto antes. O papel de preservar e cuidar da natureza é de todos e tudo o que estiver no alcance de cada um deve ser feito.


Bete Mendes que vive a Olívia em Flor do Caribe também deixa seu recado! Pede que amemos mais nosso planeta, plantas, animais, nós mesmos. “Nós urbanos que paremos de jogar lixo e respeitemos o planeta como nós nos respeitamos, é nossa terra, nossa mãe!”. A atriz é enfática no seu pedido para que todos paremos de poluir nosso planeta.


Acervo do Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa, que há 20 anos registra histórias de indivíduos para transformá-las em fontes de conhecimento, destacou em seu acervo neste Dia Internacional da Terra relatos de pessoas que tem sua vida marcada pela questão fundiária e a relação com a terra.

Gente como a professora Marina da Rocha Braga, que indignada com injustiças se envolveu profundamente com a Comissão Pastoral da Terra.


O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de relatos de vida. Toda e qualquer pessoa é convidada a contar histórias e a explorar o acervo de narrativas em textos, imagens, vídeos e áudios. E você pode participar dessa iniciativa contando sua história. Tem material relacionado à questão do planeta? Envie para o Museu da Pessoa.

Fonte: http://glo.bo/11xubhd

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.